O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu nesta quinta-feira o diretor executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços e Projetos (UNOPS), que está em visita a Moçambique.
Após o encontro, Jorge Moreira da Silva informou que discutiu com o Chefe de Estado moçambicano o impacto do projeto de apoio à zona norte do país, especialmente à população afetada pelo terrorismo na província de Cabo Delgado.
Este projeto foi desenhado pelo governo, financiado pelo Banco Mundial e é implementado pelo UNOPS.
"Tivemos a oportunidade de apresentar os resultados. O programa está avançando em ritmo significativo, com resultados no apoio social, integração socioeconômica e também na área das infraestruturas", afirmou Jorge Moreira da Silva.
O Escritório das Nações Unidas para Serviços e Projetos está construindo 134 infraestruturas em Cabo Delgado, incluindo quarenta e uma escolas, vinte e quatro centros de saúde, mercados comunitários e sistemas de abastecimento de água.
Jorge Moreira da Silva garantiu que o programa será concluído até o final de 2025, abrangendo vários distritos e comunidades da província de Cabo Delgado.
Ele também mencionou que discutiu com o Presidente da República futuras oportunidades de colaboração da UNOPS no apoio ao governo na área de infraestruturas, especialmente em um país tão afetado pelas mudanças climáticas, visando uma parceria duradoura.
O diretor executivo do UNOPS destacou ainda que, embora não tenha fornecido números exatos, 97% de todos os fornecedores envolvidos na execução do programa são moçambicanos, e 49% são de Cabo Delgado, evidenciando que o programa integra a comunidade local.
0 Comentários