ad

Histórico Encontro entre CAD e CHEGA em Lisboa Sela Aliança Internacional pela Democracia




Lisboa, 23 de Julho de 2024 – Venâncio Mondlane, candidato presidencial da Coligação Aliança Democrática (CAD), reuniu-se com o partido português CHEGA durante sua primeira visita a Portugal. Este encontro faz parte de um tour europeu que inclui passagens pela Suécia, Alemanha e possivelmente Inglaterra. A visita a Portugal foi organizada com êxito por uma equipe dedicada, que Mondlane agradeceu:


"Primeiro, agradecer a toda a equipe que coordenou minha vinda a Portugal e à Europa, visto que Portugal foi a porta de entrada para a Europa."


A recepção do CHEGA foi positiva, apesar das divergências iniciais em valores e ideologias. Durante o encontro, essas diferenças foram superadas, permitindo um diálogo construtivo. Mondlane destacou a importância do encontro para o fortalecimento da democracia em Moçambique e para a CAD:


"Foi um encontro que não visava o tipo de ideologia que tínhamos em comum, mas sim encontrar pontos de interseção mútua para os próximos tempos. Em Moçambique, estamos enfrentando problemas concretos no processo democrático e eleitoral, onde há uma conspiração para assassinar a democracia e impedir a CAD de exercer seu direito fundamental de participação política."


Mondlane enfatizou que a luta da CAD não será apenas nacional, mas também internacional:


"Estamos numa cruzada pela Europa e pelo mundo para nos reposicionarmos diplomaticamente e reforçar nossa luta a vários níveis."


O presidente do CHEGA, Dr. Diogo Amorim, que atualmente é Vice-Presidente da Assembleia da República, deputado e coordenador do Departamento das Comunidades Portuguesas do CHEGA, expressou sua satisfação com o encontro e destacou a honra de receber Venâncio Mondlane:


"Foi uma honra conhecer pessoalmente Venâncio Mondlane e acompanhar seu percurso político corajoso e eficaz. Desejo-lhe e a Moçambique os melhores votos de felicidade e um ótimo resultado nas próximas eleições."


A conversa no Parlamento Português, onde Mondlane foi recebido pela bancada do CHEGA, focou na necessidade de evitar a excessiva ideologização dos posicionamentos cívicos e políticos. Ambos os partidos encontraram pontos de convergência, especialmente no renascimento do sentimento patriótico e cívico.


Mondlane também abordou a atual situação política em Moçambique, destacando a violação dos direitos democráticos pela Comissão Nacional de Eleições (CNE):


"Estamos a recorrer a todos os métodos legais para combater esta conspiração. Nossa cruzada internacional é fundamental para denunciar esta situação e buscar apoio para a restauração da democracia em Moçambique."


A visita a Portugal marcou o início de um esforço maior da CAD para fortalecer as relações internacionais e defender a democracia em Moçambique. Mondlane concluiu reafirmando o compromisso da CAD com a luta democrática.

Enviar um comentário

0 Comentários