ad

FADM Recebe Apoio Da União Europeia

𝐅𝐀𝐃𝐌 𝐫𝐞𝐜𝐞𝐛𝐞𝐦 𝐞𝐪𝐮𝐢𝐩𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐌𝐢𝐥𝐢𝐭𝐚𝐫 𝐝𝐚 𝐔𝐧𝐢𝐚𝐨 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐢𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐨 𝐜𝐨𝐦𝐛𝐚𝐭𝐞 𝐚𝐨 𝐭𝐞𝐫𝐫𝐨𝐫𝐢𝐬𝐦𝐨


As Forças Armadas de Defesa de Moçambique receberam na sexta-feira, 09 de Setembro de 2022, na Companhia Independente de Fuzileiros das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) - Djidjidje, no Distrito Municipal Ka Tembe, cidade de Maputo, diverso equipamento militar não letal, da União Europeia, que irá reforçar o potencial das FADM contra o extremismo violento em Moçambique.

O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Artur Chume e o Alto Representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, orientaram às cerimónias de entrega e recepção de equipamento onde tiveram, também a oportunidade de assistir demonstrações combativas dos militares de treinos especializados para o combate ao terrorismo.

Este acto enquadra-se no contexto da cooperação multilateral no domínio da defesa entre o nosso país e os diversos organismos internacionais.

Constituíram parte das actividades do dia, a demonstração de treino, exposição de equipamento, assinatura do livro de honra da companhia independente de Fuzileiros, entre outras actividades.

À margem desta cerimónia, decorreu no Quartel-General da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM-MOZ), a condecoração do Chefe de Estado-Maior General das FADM, Almirante Rivas Mangrasse e a cerimónia de transferência de Comando e a declaração da Plena Capacidade Operacional da Missão (FOC - Full Operational Capability).

O Vice-Almirante Hervé Bléjean, Diretor da Capacidade de Planeamento e Condução Militar da União Europeia (MPCC - Military Planning and Conduct Capability), fez a transferência do Comando da Missão, passando a mesma do Brigadeiro-General Nuno Lemos Pires para o Comodoro Martins de Brito.

O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa e de Segurança, Josep Borrell, declarou a Plena Capacidade Operacional da Missão.
Participaram da cerimónia, o Chefe do Estado-Maior General das FADM, o Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Eneas Comiche, membros do Corpo Diplomático acreditado em Moçambique, Oficiais generais da União Europeia, membros do Conselho Consultivo do Ministério da Defesa Nacional, Oficiais-Generais, das FADM, da SAMIM entre outros convidados.

Enviar um comentário

0 Comentários