ad

Tesouro dos EUA Intensifica Ações Contra Financiadores do ISIS na África

 


Washington, D.C. – O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou medidas contundentes contra três indivíduos acusados de facilitar as atividades do Estado Islâmico do Iraque e da Síria (ISIS) no continente africano. Essas ações visam interromper as operações financeiras do grupo terrorista na África Central, Oriental e Meridional.



Os alvos das sanções são Abubakar Swalleh, Zayd Gangat e Hamidah Nabagala, descritos como financiadores e agentes confiáveis do ISIS. Swalleh, baseado na África do Sul e Zâmbia, é acusado de transferir fundos para a República Democrática do Congo (RDC) e facilitar a movimentação de combatentes entre Uganda e África do Sul. Gangat, por sua vez, atua como facilitador e instrutor do ISIS na África do Sul, enquanto Nabagala, sediada na RDC, é apontada como intermediária para fluxos financeiros na África Central e financiadora de atentados terroristas, como o ocorrido em Kampala, Uganda, em 2021.


Essas designações ressaltam a importância do trabalho do Counter ISIS Finance Group e a necessidade de cooperação internacional para combater as redes de financiamento do terrorismo. O Subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian E. Nelson, destacou o compromisso dos EUA e de seus parceiros em interromper as operações financeiras do ISIS, que continua a desenvolver novos métodos para financiar suas atividades.


Os sancionados terão todos os seus bens e interesses bloqueados nos EUA, e quaisquer transações com eles podem acarretar sanções secundárias. As designações, realizadas sob a Ordem Executiva 13224, marcam mais um passo na luta contra a ameaça que o ISIS representa para a segurança e estabilidade na África.

Enviar um comentário

0 Comentários