Este número corresponde a um total de 18.500 pessoas que face aos ataques dos insurgentes ao Distrito de Memba, no Posto Administrativo de Chipene, viram-se obrigadas a deslocar-se para zonas mais seguras como a Sede distrital de Memba, Nacala Velha, Nacala Porto e Alua (Distrito de Eráti).
A informação foi avançada esta terça-feira (20,09), pelo Director do Serviço Distrital de Educação, Silvério Rassul, durante o encontro orientado pela Secretária Permanente, em substituição do Administrador do Distrito, com a equipa de resposta humanitária coordenada pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), na Sede distrital de Memba.
Na sua intervenção o governante lamentou a morte de seis (6) pessoas, das quais uma missionária de nacionalidade italiana em consequência do ataque a Comunidade de Minhanha, no Posto Administrativo de Chipene.
A fonte referiu ainda a destruição de infraestruturas sociais e religiosas, com destaque para um centro de saúde local, uma igreja, um centro internato feminino e duas viaturas dos missionários.
No sector de educação, o destaque vai para a destruição de cinco salas de *aula*, um bloco administrativo e material didáctico, na Escola Primaria do 1° e 2° Grau de Canhunha, bem como a dispersão de um total de 78 alunos dos quais 40 raparigas.
Com vista a devolver segurança e desactivar as incursões dos terroristas, o Governo Distrital mobilizou as Forças de Defesa e Segurança (FDS) para o Local. Também criou uma equipa que está a efectuar um trabalho de registo das famílias acolhidas na Sede do Distrito.
Em termos de necessidades da população afectada, o destaque vai para: géneros alimentares, abrigo, material de higiene, vestuário, água e saneamento, kit de cozinha e de dignidade, medicamentos, insumos agrícolas e purificador de água.
Para além da Associação ActionAid Moçambique e a ACNUR a equipa de Resposta Humanitária foi composta por diversas Organizações Não Governamentais e visava, fazer levantamento de necessidades dos deslocados internos, na Sede distrital de Memba.
De referir que a Associação ActionAid Moçambique e Agência das Nações Unidas para Refugiados, já estão a organizar-se para apoiar as famílias em questões de protecção o mais breve possível. O apoio da ActionAid e ACNUR será no âmbito do “Projecto Protecção de Deslocados Internos e Comunidades Anfitriãs”.
#Memba
#Nampula
#Protecção
#AssistênciaHumanitária
#ACNUR
#ActionAidMoçambique❗️
0 Comentários