ad

Moçambique e Tanzânia discutem a defesa e a segurança dos dois países

Dois 𝐩𝐚𝐢𝐬𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐚𝐟𝐫𝐢𝐜𝐚 𝐚𝐮𝐬𝐭𝐫𝐚𝐥 𝐪𝐮𝐞 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐥𝐡𝐚𝐦 𝐦𝐞𝐬𝐦𝐚 𝐟𝐫𝐨𝐧𝐭𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐫𝐚𝐦 𝐞𝐬𝐭𝐚 𝐭𝐞𝐫𝐜𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝟐𝟕 𝐝𝐞 𝐒𝐞𝐭𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨, 𝐧𝐚 𝐜𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐞 𝐌𝐚𝐩𝐮𝐭𝐨, 𝐚 𝟒ª 𝐒𝐞𝐬𝐬𝐚𝐨 𝐝𝐚 𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐚𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐣𝐮𝐧𝐭𝐚 𝐏𝐞𝐫𝐦𝐚𝐧𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐝𝐞 𝐃𝐞𝐟𝐞𝐬𝐚 𝐞 𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧𝐜𝐚 (𝐂𝐂𝐏𝐃𝐒).

O encontro visa identificar novas estratégias de actuação tendo em conta os actuais desafios que surgem na luta contra os crimes transfronteiriços, melhorar os mecanismos de cooperação já existentes e avaliar o grau de implementação dos consensos alcançados na 3ª Sessão realizada em 2021, nas áreas de Defesa, Segurança Pública e Segurança do Estado.

Como tem sido habitual, o encontro ministerial, a ter lugar no dia 29 de Setembro corrente, é antecedido por reunião de peritos, onde entendedores das áreas de Defesa, Segurança Publica e Segurança do Estado dos dois países reúnem em comissões especializadas para debater sobre os actuais desafios de suas áreas e delinear estratégias que visam melhorar a cooperação e a segurança entre os dois países.

A cerimónia de abertura da Reunião especializada envolvendo peritos de Defesa, Segurança Publica e Segurança do Estado, foi co-presidida pelo Secretário Permanente do Ministério da Defesa Nacional de Moçambique, Casimiro Mueio e pelo Secretário Permanente do Ministério da Defesa e do Serviço Cívico da Tanzânia, Faraji Mnyepe.
Para o dirigente moçambicano, o trabalho que está ser desenvolvido por cada um dos comités especializados desta reunião, designadamente, Defesa, Segurança Pública e Segurança do Estado, irá permitir que no final da sessão os dois países possam identificar os problemas que assolam os dois países no sector de defesa e segurança e definir estratégias de coordenação para a sua resolução.
Casimiro Mueio acredita que a 4ª Sessão da CCPDS entre Moçambique e Tanzânia tem a espinhosa responsabilidade de prover segurança, tranquilidade e ordem públicas, através da definição de estratégias realísticas, exequíveis e acções comuns neste domínio, identificando os mecanismos de diálogo permanente visando ultrapassar os desafios relacionados com o tráfico de pessoas e bens e outros crimes transfronteiriços, incluindo o terrorismo.

Por sua vez, o Secretário Permanente do Ministério da Defesa e do Serviço Cívico da Tanzânia, Faraji Mnyepe acredita que esta reunião vai aprimorar o relacionamento e cooperação nas áreas de defesa e segurança dos dois países irmãos, com laços de amizade histórica que dura desde os tempos de luta armada.

A reunião de peritos tem a duração de dois dias (27 e 28 de Setembro), e culminará com a Reunião Ministerial a ser realizada no dia 29 de Setembro, co-presidida pelo Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume e pela Ministra da Defesa e Serviço Cívico da Tanzânia, Stergomena Lawrence Tax.

Enviar um comentário

0 Comentários