ad

CINCO CRIANÇAS MORREM POR AFOGAMENTO, NO DISTRITO DE ERÁTI.

Trata-se de crianças que faziam parte de um pouco mais de 8.020 famílias deslocadas, correspondentes a cerca de 47.000 pessoas, onde 64% são crianças acolhidas no posto administrativo de Eráti, vindas da Comunidade de Kutua, Mitaca, Sodua, Localidade de Odinepa, no Posto Sede de Namapa, em consequência do ataque dos insurgentes, registado no dia 2 de Setembro.

A informação foi partilhada esta sexta-feira (16,09), pelos deslocados, e confirmada (sem detalhes) pelo secretário permanente Ali Adinane, durante a visita de coordenação, colecta de dados dos deslocados internos e análise das necessidades humanitárias no distrito de Eráti. 

Para além da Associação ActionAid Moçambique fizeram parte do encontro, liderado pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), várias Organizações Não Governamentais que actuam no âmbito de resposta humanitária, membros do Governo do Distrito e parte dos deslocados acolhidos naquele posto administrativo.

O encontro visava garantir uma articulação intersectorial das necessidades para uma resposta humanitária coordenada.

Diante desta situação, o Governo do Distrito ressente-se com a necessidade de
apoiar as famílias (8020) com produtos alimentares (Arroz, farinha de milho, feijões, óleo alimentar), kits de abrigo e de dignidade.

Também há necessidade de distribuição de material para 5018 crianças deslocadas em idade escolar, abertura de 15 furos de água, construção de Sanitários Públicos, reconstrução do Centro de Saúde de Kutua.

No que concerne aos deslocados, na sua intervenção, clamaram pelo apoio alimentar e avançam que há pessoas que contra a sua vontade, regressam as suas comunidades, devido à da fome.

A Associação ActionAid Moçambique participou da visita no âmbito do “Projecto Protecção de Deslocados Internos e Comunidades Anfitriãs” financiado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

#Eráti
#Nampula
#Protecção
#AssistênciaHumanitária
#ACNUR 
#ActionAidMoçambique❗️

Enviar um comentário

0 Comentários